Marketing Imobiliário

O QUE TORNA A IMAGEM 3D DE UM EMPREENDIMENTO ATRAENTE?

por Fabio Torlai em 22/06/2020 às 13:51:45.

Conheça alguns dos critérios que levamos em conta ao criar o conteúdo visual:

QUALIDADE TÉCNICA

Criar uma maquete eletrônica é de certa forma parecido com a construção física de um edifício. Quem está criando o modelo precisa de quase tanta informação quanto o pessoal no canteiro de obras. Se você especifica cerâmica X, com peças de YxZ cm e rejunte escuro de 3mm, isso é o que vai aparecer nas imagens que criamos.

Algo estranho aqui? Mesmo quem não entende absolutamente nada de construção vai sentir que tem algumas coisas fora do lugar nessa cena.

Tenha certeza de passar o máximo possível de informação para seu fornecedor no que diz respeito à construção. Assim como acontece na obra, tudo que não for informado, será inventado. Falta de especificações abre espaço para surpresas.

Não se iluda achando que as pessoas leigas não vão perceber. Mesmo que alguém não tenha conhecimento específico em arquitetura, será capaz de perceber inconsistências. O parâmetro de comparação é a realidade, por isso o nível de detalhe e precisão precisa ser alto.

Entretanto, representar um projeto arquitetônico com precisão é o mais básico nesse tipo de serviço. É só seguir instruções com atenção. (O Blog da Stelz Engenharia tem um ótimo artigo sobre isso)

Outro aspecto importante e que pode gerar problemas graves durante a campanha é a representação de como o sol atinge o empreendimento. Esse é um fator importante para quem está procurando um imóvel.  Se as imagens mostram um quarto ensolarado, é isso o que o cliente espera.

Mostrar uma ensolação impossível é um erro bobo que pode gerar acusações de propaganda enganosa e processos judiciais. 

A localização do empreendimento é outro fator vital para a escolha do cliente. As imagens devem representar o entorno da construção de forma coerente para evitar decepções. Se há uma torre de 20 andares ao lado do terreno, é interessante mostrar a verdade nos materiais de comunicação.

QUALIDADE ARTÍSTICA

Ilustrar de forma correta não garante que as imagens terão bons resultados. O objetivo não é criar um desenho técnico mais bonito, e sim peças que possam conversar com o público-alvo.

Se observarmos peças publicitárias de empresas bem sucedidas, é possível perceber que cada imagem carrega uma série de mensagens.


Em peças de publicidade automobilística é comum vermos imagens que transmitem mensagens e não somente mostram o produto. No exemplo, o carro nem aparece por completo. A ideia é transmitir a ideia de liberdade. 

Os ilustradores que estão criando a maquete eletrônica devem ter conhecimentos sobre marketing para poder propor peças que vão além do óbvio.

Diferenciação de produto através da comunicação

Se você está vendendo o mesmo que todo mundo: uma área cercada de tijolos, por que alguém deveria prestar atenção? Tem dezenas de opções iguais na região, é só escolher o mais barato. 

Se você está vendendo um lugar seguro para os filhos crescerem ou momentos de tranquilidade e relaxamento, fica mais fácil se destacar.

Ao criar uma maquete eletrônica de sala de estar, é possível extrair diversas imagens.

É normal querer mostrar o máximo do ambiente para mostrar o que pode ser feito lá. O que poucas pessoas sabem é que é muito barato criar imagens adicionais de um ambiente já modelado. É muito fácil ir além do básico e mostrar certos elementos para contar histórias diferentes, responder a objeções ou mostrar outros aspectos do projeto e do conceito.


Imagem que mostra o ambiente todo – Fim didático
Uma sopa quente num dia frio, com as pessoas que você mais gosta.

Coerência

Um de nossos clientes achou nossa proposta muito cara no primeiro contato. Escolheu outro fornecedor e depois de alguns meses decidiu nos contratar.

O outro fornecedor ilustrou casas populares com Ferraris estacionadas na garagem.

Dominar os softwares é importante, mas criar ilustrações profissionais é um trabalho multi-disciplinar. Além dos aspectos técnicos e artísticos, é preciso investir tempo para planejar as cenas.

Esse cliente teve que pagar duas vezes pelo serviço por que o outro fornecedor pulou etapas no serviço. Ele entregou imagens sim, estavam de acordo com o projeto, mas não houve planejamento de acordo com o público. Ao cortar etapas, alguns fornecedores conseguem oferecer preços menores, mas o resultado final vai gerar menos resultados. 

Além da coerência com a realidade, as ilustrações também podem conversar com a identidade visual da campanha, acompanhando o esquema de cores da logomarca e das demais peças. O resultado final fica muito mais agradável aos olhos dessa forma.

Avaliando

Antes de escolher um fornecedor, verifique as imagens no portfólio dele e use essas lentes para avaliar as peças.

Qualidade técnica – Tamanho e posição de elementos arquitetônicos e urbanos, materiais; luz coerente entre as diferentes cenas; Entorno parecido com o verdadeiro;

Qualidade artística – As imagens são interessantes e agradáveis? A sensação que elas transmitem é a correta? Cada imagem conta uma história?

Coerência – Os objetos que aparecem na cena fazem sentido com o padrão do empreendimento? A cena pode ser encaixada em um estilo de decoração reconhecível? As imagens de um empreendimento estão com tonalidades parecidas entre si?

Caso não queira se preocupar com isso, entre em contato com o Fyr Studio. Nossa equipe está acostumada a pensar em tudo isso para criar imagens que vendem.

Gostou do conteúdo? Cadastre-se em nossa newsletter e receba primeiro:

2021 - Fyr Studio - Todos os direitos reservados.