Marketing Imobiliário

COMO LER A MENTE DO SEU CLIENTE?

por Fyr Studio em 21/11/2018 às 00:56:13.

Um dos pontos críticos da pesquisa de marketing é o estudo do perfil do comprador.

Essa informação vai guiar todos os esforços da campanha, desde o desenvolvimento do produto, da marca e das mensagens, além dos canais e formatos de ações. Um erro aqui pode causar o fracasso do empreendimento.

O método Business Model Generation, que apresenta o famoso Canvas de modelo de negócio apresenta uma ferramenta que permite uma análise muito rápida e aprofundada do perfil do seu cliente.

O conceito por trás do Mapa de Empatia é adotar o ponto de vista do público-alvo e observar o universo destas pessoas através de seis ângulos diferentes. Desta forma, você tem uma compreensão melhor sobre o que pode influenciar a decisão do cliente.

Esta é mais uma ferramenta visual que favorece uma discussão em grupo para gerar mais ideias e complementa a construção da persona.

As perguntas que guiam a construção do Mapa de Empatia são:


Traduzido por Canvas Brasil

 CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MODELO EDITÁVEL

1 – O QUE VÊ?

O que o comprador em potencial vê e procura? O que as pessoas de seu grupo social compram, usam, fazem? Que meios de comunicação esta pessoa usa?

2 – O QUE OUVE?

Que informações ela considera relevantes? Quem tem o poder de influência sobre ela? Pessoas, celebridades, marcas? O que ouve da família, amigos, colegas?

3 – O QUE PENSA E SENTE?

Quais os sentimentos relacionados ao produto? O que atrai ou afasta a persona? Como esses sentimentos se relacionam com outras áreas da vida? Quais os pensamentos que guiam as ações em relação à compra? Critérios de escolha? O que realmente importa? Quais as aspirações? Expectativas em relação ao futuro?  

4 – O QUE FALA E FAZ?

Como ela se comporta em público? O que veste? O que consome? Que imagem quer passar? Normalmente há uma distância entre o que as pessoas dizem e fazem. Se você perguntar a alguém se ela se preocupa com sustentabilidade, a resposta será provavelmente “sim”, mas nem sempre o comportamento reflete a mesma coisa. O que diz com frequência? Como costuma agir? Quais seus hobbies? Do que gosta de falar? Quais atividades faz? O que faz no dia-a-dia? Como é a vida dela?

5 – QUAIS SUAS DORES?

Quais as dúvidas, medos, receios e obstáculos que a persona relaciona ao seu produto? O que a frustra? O que atrapalha? O que gostaria de mudar em sua vida? Que riscos teme assumir? Que obstáculos enfrenta para conseguir alcançar seus objetivos? De que ela reclama? Quais problemas ela tem? Quais insatisfações e frustrações?

6 – QUAIS SEUS GANHOS?

Como seu produto pode ajudar a persona? Como ela define sucesso? Onde ela quer chegar? O que faz para ser feliz? O que acabaria com suas dores? Quais são os sonhos dela?

TEORIA

As respostas a estas perguntas são teorias, hipóteses. Para aumentar a precisão do perfil, é preciso verificar se elas estão corretas. Procure formas de interagir com seu público para verificar se os palpites estão certos. Postagens em redes sociais, conteúdos específicos e pesquisas são algumas formas de validar essas teorias.

Gostou do conteúdo? Cadastre-se em nossa newsletter e receba primeiro:

2021 - Fyr Studio - Todos os direitos reservados.
Entre em contato pelo whatsapp